"Servir a comunidade e a família, garantindo educação de qualidade, assegurando acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura para a paz e a justiça. Num processo de melhoria contínua" - Missão da Secretaria Municipal de Franca - SP

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto: "A Roça"

"Nossa escola desde 2009 vem ressignificando a participação dos pais na escola.
Atualmente eles são convidados para participarem junto aos alunos dos projetos.
O Projeto "A Roça" foi desenvolvido pela professora de Música - Maria Regina na EMEI (período da manhã) e teve como encerramento, no dia 28/06, uma grande festa."

Carla Nascimento
Diretora




Confira trechos de algumas apresentações:








Para conhecer!
As músicas apresentadas nos vídeos são respectivamente:

AERÓBICA TROPICAL - Bia Bedran - Composição: Rosângela de Carvalho
AMANHECER - Rubinho do Vale - Composição: Gilvan de Oliveira/ Fernando Brant
MEU MUNDO - Projeto "Emcantar" - Composição: Thyaga

terça-feira, 21 de junho de 2011

"Pollyanna"

No 2º bimestre os alunos dos 4º anos C e D, da professora Raquel, se emocionaram com o livro POLLYANNA, de Eleanor H. Porter. Trata-se de um livro com uma história encantadora!!!
Pollyanna órfã de pai e mãe, era uma menina muito especial, cheia de luzes. Por onde passava, ensinava a todos o Jogo do Contente. O jogo consiste em encontrar alegria em tudo que nos acontece, mesmo nas situações mais tristes e difíceis em nossas vidas.
O livro Pollyanna tornou-se clássico e eterno, espalhando uma onda de esperança, boa vontade e entusiasmo a todos os leitores desta obra. Vale a pena lê-lo!!!
As crianças adoraram encenar o livro Pollyanna!

4º ano "C"



4º ano "D"



Depoimentos dos alunos:

“ Eu gostei muito deste livro.Ele transmite luzinha e coisas boas. A Pollyanna é uma menina muito iluminada.Eu gostei do Jim Bin e dos outros personagens”.
( Kairo – 4º C)

“ Eu achei a história da Pollyanna muito emocionante. Na encenação, eu fui a tia Polly, a tia de Pollyanna. Dá vontade de ler o livro sempre. Ela com o seu jogo do contente e sua bondade, traz a todos uma grande lição de vida”.
( Nalanda-4ºC)

“Amei sei o Doutor Chilton e curar a Pollyanna. E foi engraçado quando o Jim Bin (Frederico) me deu um baita susto, descobrindo todo o segredo do Dr. Chilton.”
(Matheus – 4º C)

“Eu gostei muito do livro Pollyanna.Este livro transmite luzinha para todas as pessoas do mundo! Eu gostei muito da Pollyanna e do Jim Bin. Eu quero ler esse livro de novo.
( Vinícius – 4ºC)

“Eu adorei o livro Pollyanna, queria ler de novo, este livro é tão bonito! Eu fui a personagem principal do livro!”
( Rafaela-4ºC)

“Eu gostei muito do livro, porque a Pollyanna sempre passava por uma situação difícil e mesmo assim ela brilhava”.
(Frederico-4º C)

“Eu adorei ser a Pollyanna, adorei o jogo do contente, ela é incrível! A tia Polly era muito brava e com o jogo do contente ela ficou muito feliz. O Doutor Chilton tinha um segredo! Esse segredo era que ele foi namorado da tia Polly.
( Letícia – 4º D)

“ Eu achei muito legal a parte em que a Pollyanna chegou na casa para conhecer a tia Polly. Eu também gostei do Jim Bin, do Jhon Pendentlon e do Dr. Chilton”.
(Bianca – 4º D)

“Foi muito legal participar como narradora do texto. Pollyanna e as outras personagens são muito legais. É impressionante as cenas da história! E eu aprendi o Jogo do Contente!”
(Ana Beatriz S.Gomes-4º D)

“ Eu gostei da história. A Pollyanna sempre fazia o Jogo do Contente e sempre gostava de tudo, mesmo quando estava na cadeira de rodas, ela só pensava em coisas boas!”
( Lyncoln – 4º D)

“O que eu mais gostei foi quando o Jim Bin ouviu o Dr. Chilton contar o segredo para seu amigo Jhon Pendentlon. Eu adorei o Jogo do Contente”.
( Bruna Dinis-4º D)

“ Eu gostei do Jogo do Contente que a Pollyanna ensinou a todo mundo e gostei da encenação das meninas na história”. (Júlio-4º D)

Projeto Jornal Escola



Nos dias 13 e 14 de junho, os alunos dos 4º anos D e E (período da tarde) foram visitar o CGN (Grupo Corrêa Neves de Comunicação).
Os alunos conheceram todo o processo, desde a coleta de dados/fatos, a sala de redação/revisão de textos até a impressão do jornal e conheceram também a rádio difusora AM.
Eles adoraram a visita ao jornal. Fizeram perguntas pertinentes, encantando a todos, inclusive aos funcionários do jornal. Após a visita e aos agradecimentos, todos ganharam um lanche e brindes do jornal.
No dia 15 de junho, essa visita cultural saiu impressa no jornal da cidade, ao qual foi compartilhado com os alunos e familiares.



domingo, 19 de junho de 2011

Passeio cultural

Dando continuidade ao projeto desenvolvido pelos 4º anos, nos dias 23/5 e 6/6, as professoras junto a seus alunos foram visitar a indústria de refrigerantes FORS e tiveram a oportunidade de conhecerem todo o processo de fabricação do refrigerante.
Ao final da visita, todos ganharam brindes e degustaram os refrigerantes produzidos por essa indústria francana que neste ano, completará 10 anos de existência.



Professora Raquel


Professora Vanusa


Professora Márcia

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia do Desafio

O "Dia do Desafio" ou "Challenge Day" é um convite à atividade física.
No Brasil esse evento já completa dezesseis anos.
Todo ano, na última quarta-feira do mês de maio, pessoas do mundo todo são convidadas a fazerem 15 minutos de atividade física.
Há uma competição entre cidades do mesmo porte para verificar qual delas consegue mobilizar mais participantes.

Franca em 2011 competiu com a cidade de Toluca do México. De acordo com o SESC SP, que coordena o evento no continente americano, Franca venceu, pois envolveu 32,33% de sua população enquanto Toluca apenas 4,40%.
A competição é apenas um estímulo, o importante mesmo é a integração entre os povos e a conscientização da importância da atividade física.

Nossa escola participou!




Você sabia?
O Dia do Desafio surgiu em uma pequena cidade do Canadá.
Em 1983, num dia de inverno muito rigoroso, o prefeito da cidade teve uma ideia: todos os moradores, às 15h, deveriam sair de casa e caminhar durante 15 minutos pelo quarteirão mais próximo. No ano seguinte a cidade vizinha também participou; ambas na mesma data e horário.
"Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio!"

Para saber mais:
http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/

domingo, 5 de junho de 2011

Visita à EXPOAGRO

Nos dias 18 e 20/05, algumas salas visitaram a Exposição Agropecuária de Franca (EXPOAGRO) e tiveram a oportunidade de observar vários equinos, ovinos e bovinos. Conheceram também, a minifazendinha com pavão, galinhas, pôneis, vacas, porcos e cabras. Pequenos animais que fizeram muito sucesso! Além disso, as turmas também aproveitaram o passeio para se divertir no parque de madeira. O passeio também contou com um delicioso lanche.


Confiram as fotos:


1º anos A e B




3º anos A e B


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Brincar


O brincar está presente em nossas práticas educativas.
Estudos feitos por Piaget mostram que a brincadeira de faz-de-conta, o “jogo simbólico”, é uma forma de a criança reviver e repensar sobre os acontecimentos para melhor compreendê-los.
A brincadeira demonstra marcas de sua experiência social, de suas vivências. A criança brinca de acordo com suas necessidades afetivas e cognitivas.
Segundo o RCNEI (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil), a brincadeira acontece “num espaço singular de constituição infantil”. Brincar para a criança é coisa séria, é o seu momento de compreensão do mundo!

Conheça um pouquinho das brincadeiras já realizadas este ano na Educação Infantil:



Faz-de-conta




Brincadeiras com regras