"Servir a comunidade e a família, garantindo educação de qualidade, assegurando acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura para a paz e a justiça. Num processo de melhoria contínua" - Missão da Secretaria Municipal de Franca - SP

terça-feira, 24 de maio de 2011

Olimpíadas de textos: Pequenos escritores

Há crianças que ingressam no mundo da linguagem escrita através
da magia da leitura e outras que ingressam através do treino das
tais habilidades básicas. Em geral, os primeiros se convertem
em leitores, os outros costumam ter um destino incerto”
Emilia Ferreiro



"Propor atividades de escrita que tenham sentido para as crianças que as motivem a aprender, é uma preocupação do corpo docente da Emeb. “Professor Aldo Prata”. Periodicamente são realizadas situações de escrita nas quais os alunos interagem com textos de diversos gêneros, identificam e refletem sobre seus diferentes usos sociais.
Almejando que todos os alunos se tornem leitores e escritores competentes, a escola neste ano está promovendo o concurso Pequenos Escritores. Esta ação consiste em propor situações de escrita, selecionar o texto de um aluno por turma (considerando aspectos qualitativos) e bimestralmente premiar com medalha um aluno de cada segmento do 1º ao 5º ano.
Os textos de todos os alunos estão sendo arquivados com a intenção de publicá-los no segundo semestre. De acordo com nossa intenção cada aluno receberá um exemplar.
Através deste trabalho os alunos terão a oportunidade de vivenciar o uso da escrita nas práticas sociais construindo habilidades que lhe permitirão participar das situações de escrita em diversas circunstâncias".


Deise Malta
Coordenadora pedagógica



No dia 13/05, foram divulgados os ganhadores do 1º bimestre:



1º ano "B" - texto coletivo - "A caixa de ouro"
(Profª Lívia)


2º ano "A" - texto coletivo - "A caixa mágica"
(Profª Mayra)


3º ano "D" - Aluna: Eloíse Faleiros de Sousa - "Minha boneca Beatriz"
(Profª Karina)


4º ano "E" - Aluna: Beatriz Oliveira Molina - "A caixa misteriosa"
(Profª Márcia)


5º ano "B" - Aluno: Thiago de Almeida Conceição - "A caixa dimensional"
(Profª "Cidinha")





Todos foram homenageados, receberam medalhas e tiveram direito até à participarem de uma "Volta olímpica". Parabéns!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"A galinha que criava um ratinho"

As professoras dos 3º anos do período da tarde, Karina e Silmara compartilham conosco atividades de leitura do 1º bimestre:



1º momento:
Levamos para a sala de aula imagens, manchetes e notícias sobre casos em que animais de uma espécie adotam filhotes de outra espécie. Compartilhamos com os alunos.
Em roda de conversa abordamos o assunto:
“Vocês já viram na TV ou ouviram sobre algum bicho de uma espécie adotar um filhote de outra espécie?” Como, por exemplo, um filhote de gatinho que foi abandonado na rua ser adotado por uma cachorra que ganhou filhotes.
Também abordamos a questão da adoção.

2º momento:
Apresentamos o livro "Histórias à Brasileira" aos alunos.
Mostramos a capa e a contracapa do livro. Lemos o título da obra com o intuito de que os alunos antecipassem o que leriam, sem ainda tê-la aberto.
Exploramos bem as ilustrações:
*Que figuras há na capa?
*Parece que há duas crianças? O que elas estão fazendo?
*Parece que também há uma mulher deitada. O que ela está fazendo? O que tem na sua mão?
*E os bichos, o que fazem?
Analisamos o nome do livro com os alunos procuramos dar sentido a expressão: ""Histórias à Brasileira".
Informamos que "Ana Maria Machado"' reconta nesta obra várias histórias da tradição oral. Falamos também sobre "Odilon Moraes", o ilustrador, e juntos observamos uma pequena biografia de ambos.

3º momento:
Em roda de conversa:
* Antecipamos a leitura fazendo inferências quanto ao título do conto e, através da imagem (ampliada), fizemos inferências sobre a história.
* Observamos e exploramos detalhes da imagem que representa o meio da história criamos um final coletivo usando gravador.
*Realizamos a leitura do conto.
* Verificamos a compreensão da história através do reconto.



4º momento:
Reescrita em grupos do início da história.





5º momento:

Confecção dos materiais para caracterização dos personagens e dramatização.


6º momento:

Dramatização da história.


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Grêmio Estudantil

O grêmio estudantil tem como objetivos:
- Promover a cooperação entre gestores, professores, funcionários, alunos e pais, no trabalho escolar;
- Realizar e colaborar nas promoções de caráter cultural, educacional, cívico, desportivo e social da Unidade de ensino.

Foi eleito o novo grêmio da escola: Estrela Estudantil. Parabéns!
Formado por representantes de todos os anos, o grêmio tem novas propostas para a escola, como: músicas no recreio e trabalho de conscientização em relação à limpeza e organização geral da escola.


"... o grêmio estudantil torna-se um mecanismo de participação dos estudantes nas discussões do cotidiano escolar e em seus processos decisórios, constituindo-se num laboratório de aprendizagem da função política da educação e do jogo democrático. Possibilita ainda que os estudantes aprendam a se organizarem politicamente e a lutar pelos seus direitos."

Texto extraído do site: http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf. Disponível em 12 de maio de 2011.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Passeio Cultural



Nós, professoras dos 4º anos: Adriana, Márcia, Vanusa e Raquel, estamos desenvolvendo um projeto para conhecermos melhor a cidade de Franca/SP. Assim, iremos visitar alguns centros culturais da cidade e algumas opções de lazer.
Tendo em vista o projeto, levamos os alunos, no dia 29 de abril, para um passeio cultural no cine Franca Shopping, para assistirmos juntos ao filme RIO.
Muitos de nossos alunos nunca tinham ido ao cinema e ficaram deslumbrados.
O filme é encantador! Trouxe uma história envolvente, onde todos assistiram, participaram e se emocionaram.




Depoimentos de alguns alunos:

"Eu achei legal e divertido! Gostei muito do filme, porque fala do Brasil e também do carnaval. Eu me senti no paraíso e a tela era muito grande." (Karina, 4ºC)

"Eu gostei muito do passeio, porque eu nunca tinha ido ao cinema. O filme é muito, muito legal!!! O nome dele é RIO. A parte que mais gostei foi o cachorro "Luíz" rebolando no carnaval, o passarinho tocando pandeiro, a "Jade" brigando com o "Blue" e a "Linda" dirigindo a moto." (Isabela, 4ºB)

"Eu nunca tinha ido ao cinema, me diverti muito lá assistindo o filme RIO. Esse era um grande sonho e eu consegui! O filme começa com uma arara macho que se chama "Blue" que conhece a "Jade" quando vai para o Rio." (Ana Laura, 4ºB)



Site oficial do filme:
http://www.rio-themovie.com/

*Depois que entrar no site, clique na bandeira do Brasil.

domingo, 8 de maio de 2011

"Joãozinho e o pé de feijão"

Nesse bimestre, os alunos dos 1º anos, das professoras Lívia e Paola, do período da manhã, conheceram a história do "Joãozinho e o pé de feijão". O ponto de partida foi o plantio de feijões e a observação de seu crescimento. Os alunos ficaram encantados!
Depois os alunos anteciparam o que aconteceria na história através das imagens do livro "Joãozinho e o pé de feijão" recontado por "Ruth Rocha".
As professoras realizaram a leitura do livro e em seguida os alunos foram convidados a dramatizarem a história. Ficaram muito entusiasmados! Vestiram as fantasias e fizeram o teatro.
Em roda de conversa interpretaram a história e realizaram o reconto.











28 de Abril - Dia da Educação

Esse dia foi lembrado com uma comemoração na Praça Nossa Senhora da Conceição aqui na cidade de Franca/SP.
Gestores, professores e alunos de todas as escolas da rede municipal estiveram presentes, além de convidados como o prefeito Sidnei Franco da Rocha.
Nessa ocasião foram apresentados alguns dos projetos desenvolvidos nas escolas. Entre eles: "Educação para a paz nas escolas", "Jornal escola", "Programa de Leitura" e "Educação Inclusiva".
Nossa escola apresentou um pouquinho sobre o projeto "Família na Escola" em um vídeo elaborado pela coordenadora Deise.




Para saber mais sobre o evento:

http://www.franca.sp.gov.br:8080/Noticias/Noticia.jsp?Noticia=9305