"Servir a comunidade e a família, garantindo educação de qualidade, assegurando acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura para a paz e a justiça. Num processo de melhoria contínua" - Missão da Secretaria Municipal de Franca - SP

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Incentivando a leitura

Os alunos da Recuperação Paralela, período da tarde, juntamente com a  professora Raquel, vivenciaram momentos inesquecíveis de leitura.
Através do Livro: Clic... Clic... A Máquina biruta do Seu Olavo, de Maurício Veneza, Ed Formato, os alunos fizeram a leitura encenada do mesmo nas salas de aula.
  “Trata-se de um livro muito interessante e engraçado. Seu Olavo, é um velho fotógrafo. Ele tem uma máquina fotográfica que parece tão velha quanto ele... ou até mais. No entanto, parece que a máquina, além de velha, é meio biruta: só mesmo lendo o livro e vendo as fotos que ela faz é que a gente entende por quê... “       
Os alunos adoraram esta história!
A experiência da leitura encenada nas outras classes da escola foi surpreendente!
Nas salas em que apresentamos a encenação do livro, (do 1º ao 5º ano) o resultado foi muito positivo. Todos queriam participar da história, inclusive tivemos alunos que tiraram fotos na máquina biruta do Seu Olavo. E todas as crianças queriam pegar na mão do Seu Olavo e cumprimentá-lo ao final da encenação.
  
Esta experiência serviu de motivação e incentivo a leitura!


Depoimentos dos alunos:

“ Eu adorei a apresentação. Foi muito legal. Eu fui a Dona Melissa e foi muito engraçado.”
Ana Laura – 4º ano A

Quando fui apresentar, me deu um frio na barriga, mas foi legal e deu tudo certo. Eu fui a personagem Maristela."
Mirelly – 5º ano A

“Foi muito legal. Me deu um frio na barriga, com todo mundo me olhando. Essa foi a minha grande apresentação. Eu fui a velhinha e fiquei muito feliz. Ficou muito legal e engraçado."
Rafaela – 4º ano A

“Eu gostei. Eu fui o Sebastião e me deu até um frio na barriga, mas foi muito legal.”
Vinícius Borges – 5º ano A

Eu gostei muito da encenação do livro. Eu fui o João e usei óculos e gel no cabelo.”
Alex - 5º ano B

“ Eu gostei muito de apresentar a Guiomar. Eu fiquei com dor de barriga e um pouco de vergonha, mas depois passou.”
Bianca – 4ºano A


“ Eu gostei do livro e fui a Gabriela."
Jhennifer – 4º ano B




“ Eu gostei muito da apresentação e gostei de ser o Senhor Sebastião, o rei. Foi muito legal, mas deu um frio na barriga principalmente quando fomos apresentar na sala do Professor Sebastião.”          
Fransérgio – 5º ano A

Eu fui o Seu Olavo e gostei de apresentar na sala do primeiro ano da professora Karina. Usei talco no cabelo e fiquei parecendo um velhinho de 80 anos”.
Igor – 5º ano C

Eu gostei muito dos personagens. Eu fui o poeta e adorei a máquina biruta do Seu Olavo.”
                                                                                                          Leandro – 5º ano A

“Eu gostei muito. Fiquei com um pouco de vergonha. A minha personagem foi a Guiomar,uma moça muito bonita. Adorei participar.”
Isabela   - 4º ano A

“Eu gostei do livro: A máquina biruta do Seu Olavo. Eu também gostei do meu personagem, a Guiomar.”         Rafaella  - 5º ano A

“Foi muito legal. Eu gostei de ser o Noel que vestia de papai Noel. O livro e as fotos eram muito engraçados."     Gabriel  - 5º ano A

“ Eu adorei o livro : A Máquina biruta do Seu Olavo. Eu adorei encenar o professor."
João Vitor – 4º ano A

“No começo eu senti um frio na barriga, mas foi legal e gostei muito do meu personagem, o Claudionor e da máquina do Seu Olavo."
Carlos  - 5º ano C

Eu gostei da apresentação porque o meu personagem era muito legal e usava óculos de sol e gel. Eu gostei das crianças, porque elas adoraram a nossa apresentação."
Victor – 5º ano A

“Eu gostei  muito do meu personagem Zeca. E o Igor ficou muito engraçado. Eu adorei o livro.
                                                                                                                  Lucas – 5º ano A

Eu gostei muito do livro: A Máquina biruta do Seu Olavo. Eu gostei muito do Zeca que usa flanela para dar brilho na careca. Eu não pude apresentar, pois comi alguma coisa que me fez mal e precisei voltar para casa, mas gostei muito dos ensaios”.
Dolane – 5º ano C



“Eu adorei. No início me deu um frio na barriga, mas foi muito legal.Eu adorei apresentar no primeiro e no quarto ano. O livro é muito engraçado! A personagem que eu mais gostei e encenei foi a Maristela."
Merolyn – 5º ano B

“ Foi muito legal e divertido! Eu fui o Seu Olavo. No início eu fiquei envergonhado, mas no final deu tudo certo.”    Gustavo – 4º ano A

“Eu adorei a apresentação! Foi muito legal e me deu um frio na barriga. A gente encenou o livro e na apresentação eu fui o Sebastião. Eu gostei muito."
Yuri – 5º ano B

Eu achei muito legal. Eu usei até peruca.Eu queria fazer de novo."
Hamilton- 5º ano C

“Eu fui a Melissa. Eu adorei e quero mais."
Lorrania – 4º ano B

Nós fizemos a encenação do livro em algumas salas. Eu estava com vergonha, mas quando entrei na salas e apresentei o Claudionor o medo passou e os meus amigos ficaram tão engraçados que até eu ri”.
Shesley – 5º ano B

“ A apresentação foi ótima, tive um pouquinho de vergonha, mas deu tudo certo. Minha personagem foi a Guiomar e eu tinha um laço grande e rosa no cabelo."
Nicole – 5º ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário